CARTA DE ESCLARECIMENTO

 

          Estamos empolgadas em realizar o I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM. Será uma oportunidade para congregar representantes e participantes de iniciativas com propósitos de atrair meninas e mulheres para as áreas STEM e mantê-las nessas áreas. A ideia do simpósio veio de professoras que atuam, juntamente com alunas do ITA, em um projeto de incentivo a mulheres em STEM, o Projeto Mulheres em STEM2D, que em 4 anos de existência já alcançou 7950 crianças e adolescentes com diferentes ações.

           Com a experiência e o conhecimento adquiridos sobre a questão, além de a interação com outros projetos similares, resolvemos realizar o Simpósio, de modo a propiciar a oportunidade de os atores envolvidos com essa questão se conhecerem e interagirem, a fim de convergir esforços e objetivos. Desta interação, esperamos que surjam muitas boas ideias e sinergia entre os grupos.

            Sobre o aspecto diversidade, mesmo que o enfoque do Simpósio não seja a questão racial, mulheres negras foram convidadas. Principalmente na mesa “Desafios das Mulheres em STEM”, as escolhas levaram em consideração pluralidade  (a  visão  de  quem  está  na  academia,  na divulgação  científica  e  no  mercado  de capitais) e diversidade racial.

     Sobre haver uma tentativa de invisibilidade das mulheres negras, podemos garantir enfaticamente que não houve. Nos quatro anos de desenvolvimento do Projeto Mulheres em STEM2D já tivemos uma grande diversidade de pessoas participando ou sendo beneficiárias desse projeto. Meninas do ensino básico, médio, universitárias, negras, brancas, orientais, de todos os lugares do Brasil... também alcançamos meninos, quando  realizamos  atividades  em  parques  públicos  e  escolas.  

           Da mesma forma,  no  Simpósio (organização e convidadas) a diversidade também está presente. Para a formação do comitê de organização do Simpósio, exceto as professoras que já faziam parte do projeto Mulheres em STEM2D, as demais foram se aproximando e  se  convidando  a  colaborar,  tendo  sido  todas  bem  recebidas.  

       Assim,  a  agenda  de temas a serem apresentados retrata também a pluralidade e diversidade de formação do comitê. Além disso, a  equipe organizadora buscou divulgar  o Simpósio  para  chamar  trabalhos  desenvolvidos  em  todas  as regiões do país, garantindo, assim, espaço para apresentação dos mais variados tipos de iniciativas.

           Fizemos questão de convidar todas as professoras do ITA para submissão de trabalhos e, em alguns casos, fizemos o convite pessoalmente. É com muita tristeza, no entanto, que acabamos sabendo pelas redes sociais que o espaço para apresentação oral de trabalho não foi bem recebido por uma professora. Contudo, é importante enfatizar que nunca consideramos que  uma  palestra  oral  fosse  de  menor  importância  no evento, pois isso seria o mesmo que menosprezar todos os demais trabalhos aceitos para palestras orais, bem como, os diversos trabalhos aceitos para apresentação na forma de pôster. Na nossa concepção, todos os trabalhos a serem apresentados devem ser valorizados e retratam ações relevantes sobre a temática, assim como todas as pessoas que estarão presentes no evento, mesmo que não tenham trabalho a apresentar. Afinal, estamos aqui para lutar por uma causa justa e importante para a nossa sociedade.

            Por fim,  cada  espaço  de  atividades no simpósio  foi  pensando de forma a termos a maior diversidade e pluralidade possível, a acolher e abordar os mais variados temas relativos a Mulheres em STEM.

           Além disso, acreditamos que esse evento é uma conquista para todas nós. Esse evento está sendo organizado com muito esforço e dedicação de várias professoras e alunas, todas voluntárias. Desta forma, acreditamos que devemos unir esforços e não tentar boicotar ou diminuir essa iniciativa tão importante de convergir as forças.

         A  programação e agenda do evento já  estão pré-definidas pela  comissão de organização do evento. Havendo dúvidas e sugestões quanto à programação e ao evento, encaminhe-as pelo email smstem@ita.br.

 

Cordialmente,

Comissão Organizadora do Simpósio

Neusa Maria Franco de Oliveira

Coordenadora-Geral do Simpósio Mulheres em STEM

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn

© 2020 - I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM - SMSTEM